BEM AVENTURADO OS HUMILDES

Autor: Pastor Hilário Filho

LIVRO DO AUTOR "A FÉ, (...) VEJA >>AQUI<<


Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.

Mateus, 5, vers. 3

Inicio aqui algumas coisas que tenho aprendido sobre o sermão do monte. Estes ensinamentos nos mostram o caráter do cristão. Como devemos ser se realmente desejamos servir e seguir ao Senhor Jesus Cristo.


Primeiramente estes ensinamentos foram para os discípulos de Jesus, a saber, todos aqueles que realmente o seguem. 
Não são limitados aos 12, aos 70 ou às pessoas que estavam presentes ali, mas a todos. 

Em segundo lugar, todas as bem-aventuranças são para nós, não apenas uma ou outra. Uma que nos identificamos mais ou menos. Todas elas se aplicam a cada um de nós. 
Outra coisa é que nenhuma destas características apresentadas é natural ao homem. Ninguém consegue adquiri-las por si mesmo a não ser por Deus, pois é dom d'Ele.


Bem-aventurados os pobres de espírito…
O texto em epígrafe nos diz que bem-aventurados, felizes ou afortunados são os pobres, (como um mendigo), de espírito.


Em nossa sociedade as pessoas são conhecidas pelo que elas são, pelo que elas possuem e pelo que podem fazer. 

Quando nos referimos a alguém como pobre de espírito, com certeza não estamos dizendo algo de bom sobre esta pessoa, mas a alguém que não tem caráter, que não tem nada que nos chame a atenção.

Queremos todos ser ricos de espírito ou elevados espiritualmente ou pessoas iluminadas. 

E, para isto buscamos ser bons, fazer o bem, ajudar os outros, fazer algum trabalho voluntário, fazer doações, etc.


Queremos ser admirados pelos outros. E digo que esta característica que Jesus diz sobre humildade de espírito se compara a ser como um mendigo.

Primeiramente digo que ninguém é humilde de espírito. Isto nada tem a ver com ser pobre materialmente ou não. Mas sobre a visão que temos de nós mesmos.


Normalmente super estimamos quem somos. Para os outros somos super rígidos mas conosco sempre somos mais tolerantes. 

Tanto não somos humildes, que é só alguém nos colocar abaixo de quem somos que aí reclamamos o nosso direito.


É só alguém falar que não somos ninguém que vamos fazer de tudo para mostrar quem somos. 


Quem nunca ouviu aquela pergunta: “Quem é você para fazer isto ou aquilo?”. 


Outra coisa é a competição que existe no que diz respeito a ter. Sempre querendo mostrar que temos mais do que os outros buscando ostentar isto cada vez mais. 


E também no que diz respeito a poder. Aí sim. Quando nos deparamos com uma situação em que estamos impotentes ficamos arrasados.


Jesus diz que Afortunados, Ricos, Felizes são os pobres, mendigos, humildes de espírito.


O que será que Ele queria dizer com isto?

Um mendigo é alguém que é dependente.

Necessita da ajuda dos outros para sobreviver. Ele não é ninguém perante a sociedade, pois não pode oferecer nada a ela. 

Na verdade as pessoas quando passam perto viram o rosto, pois é ruim apenas saber que ele está ali, não é bom de se ver.


O mendigo não tem nada, no máximo as roupas do corpo e algum trapo para se cobrir. Não possui nada de valor consigo. E não pode nada. 

Ele não tem poder algum. Muitas vezes nem sobre si mesmo sendo entregue a vícios para tentar suportar a realidade de que não é ninguém, não pode nada e não tem nada.


Assim seria o humilde de espírito que Jesus diz. O humilde de espírito é aquele que reconhece que nada tem, nada pode, e nada é. E, ao se deparar com o Senhor, tem consciência do seu estado espiritual.


Contudo as pessoas tem necessidade de fazer algo de bom para tentar justificar quem são. Tentam de todas as formas estar no controle da situação e conquistar sua salvação ou apenas para terem um sentimento de altruísmo.


Tudo isto tentando ser pessoas elevadas espiritualmente ou visando estar de bem consigo mesmas. Mas Jesus vem quebrando tudo isto dizendo que precisamos reconhecer que não podemos nada.


Diante disto, lembro-me das pessoas que tiveram algum encontro com Deus na Bíblia.


Por exemplo Moisés. Ele foi criado como filho da filha de Faraó na época que o Egito era a maior potencia mundial. Era bem culto e sabia lutar também. 

Sendo hebreu, aos 40 anos com todo seu vigor tentou libertar seu povo da escravidão do Egito. Não funcionou. E ficou por 40 anos no deserto aprendendo a ser humilde de espírito para então tratar com Deus face a face.


Quando Deus o chamou para libertar o povo, Moisés diz que não podia, não era ninguém, para que Deus enviasse outra pessoa. 

Neste contato com Deus, ele reconhece quem é. Ali então estava adquirindo o caráter que Deus deseja para ele, e deseja para cada um de nós.


Quando nos aproximamos do Senhor reconhecemos que não podemos fazer nada por nós mesmos. Que realmente diante de Deus não somos nada e nada temos, pois tudo é d'Ele.


A partir daí Deus começa a trabalhar em nós. 
E qual é a consequência disto? Somos afortunados, bem-aventurados porque herdaremos o Reino dos céus.


Só Deus pode mudar nosso modo de viver. 

O primeiro passo é reconhecer quem somos.

O exemplo para nós de humildade é o próprio Cristo.

Você aceitaria ser colocado abaixo do que você realmente é? Se você tivesse todo o poder do universo, fosse a pessoa mais poderosa do mundo, aceitaria que dissessem que você tem demônio? Ou seria um simples carpinteiro de Nazaré?


Ficaria mudo enquanto alguns líderes discutissem sobre seu destino pensando eles terem poder sobre você? Não defenderia sua integridade quando ela fosse colocada em jogo e você nada fez de errado?


Quando batessem no seu rosto dizendo profetiza quem te bateu, você ficaria quieto?

Não é o servo maior do que seu mestre. 

Realmente entendemos o que é ser cristão? Praticar verdadeiramente aquilo que tanto pregamos?


Somente podemos crescer espiritualmente quando reconhecermos isto. E isto apenas vêm diante de um relacionamento com Jesus, quanto mais próximos d'Ele mais veremos isto.


Contudo pode ser que queiramos nos afastar, pois não queremos nos deparar com tal realidade dura, mas continuar floreando, fingindo para nós mesmos que tudo está bem quando não está. 

Mas quando nos deparamos com situações em que o chão se abre debaixo de nossos pés, quando percebemos que não temos o controle e que não há pra quem correr pois o dono da situação já não mais somos, aí perdemos a esperança. 


Mas Jesus diz que aquele que reconhece que nada tem, mas entrega a si mesmo para o DONO DO UNIVERSO, este é afortunado. 


Aquele que sabe que não é, mas vive para o GRANDE EU SOU, este herdará o reino dos céus. 


Aquele que reconhece que nada pode fazer, mas confia naquele que TEM TODO PODER, este terá sua vida transformada, terá a paz que o mundo não pode dar, será feliz, bem-aventurado, afortunado sendo humilde de espírito porque herdará o reino dos céus.


Bem-aventurados os humildes de espírito porque deles é o reino dos céus.

Se você e eu somos humildes de espíritos iremos dizer para Deus assim: Obrigado Senhor por nos ter enviado tão grande presente, (JESUS), para morrer a nossa morte. 


Peça a Deus que o receba como filho, peça perdão pelos seus pecados, peça que Ele ordene aos anjos que escreva seu nome no livro da vida do Cordeiro, e um dia estarás com Deus no paraíso.


Se ainda não recebeu Jesus em seu coração vou lhe ajudar em oração:


"Deus! Confesso que sou pecador e necessito do seu perdão, portanto me aceite como teu filho, perdoe meus pecados e escreva meu nome no livro da vida do cordeiro, em o nome de Jesus Cristo, Amém.


Ouça um lindo LOUVOR Gospel




Se possível curta Cristianismo e Marketing clicando  >>>AQUI<<<

Desejo-lhe Um Bom Dia, e Boa Leitura.
Pr. Hilário Filho – Cristianismo e Marketing.

AUTOR de A FÉ SALVANDO UNS E ENRIQUECENDO OUTROS, Veja-o >>>Aqui<<<

Que Deus Em Cristo Te Abençoe E Te Guarde

Gostou do artigo? Abaixo há a opção de compartilhar.








Nenhum comentário: