MULTAS IGNORADAS NO TRÂNSITO

SÃO PAULO - As regras de trânsito são claras, porém, com o tempo, os motoristas acabam ignorando algumas dessas exigências.

Atitudes tão comuns de se ver no trânsito, como dirigir com o braço para fora da janela ou condutores que dirigem devagar demais são infrações que podem custar caro ao motorista.

Sim, elas existem

Algumas infrações de trânsito já fazem parte do dia-a-dia dos motoristas, que desconhecem que tais atitudes podem ser consideradas ilegais e passíveis de multa. 


Veja quais são:

1. Nada de banho: uma cena muito comum nos dias de chuvas é a formação de imensas poças d’água nas vias, e ainda mais comum é ver os motoristas apressadinhos passando por essas poças, arremessando água para todos os lados. Por mais comum que pareça, essa atitude pode descontar 4 pontos na CNH, além de multa de R$ 85,13;

2. Cinzeiro: para os fumantes de plantão, nada de jogar a bituca pela janela. Se um agente de trânsito ver essa atitude, ela pode render uma multa leve, que custa R$ 53,20. O mesmo vale para quem jogar algum tipo de líquido pela janela;

3. Nada de show: usar o veículo em locais públicos para tentar dar um show de manobras radicais no trânsito está sujeito à multa de 7 pontos, considerada gravíssima, além de pagar R$ 191,54 e ter a habilitação e o veículo retidos;

4. Sem seguir o doente: nos dias de trânsito mais intenso é comum ver alguns motoristas espertinhos tentando seguir as ambulâncias para saírem do congestionamento. Mas estão errados se pensam que tirar vantagem da urgência da ambulância não é uma infração. Pelo contrário, essa atitude é considerada grave, ou seja, o motorista ganha 5 pontos na habilitação, além de multa de R$ 127,69. Além das ambulâncias, a regra vale também para viaturas de polícia, carros de bombeiros e da CET.

5. Pela chuva: mesmo que o motorista tenha a capacidade de dirigir na chuva sem o uso do limpador de para-brisa, o Contran julga a prática grave e por isso, o motorista que for pego dirigindo na chuva sem utilizar o limpador, ganhará cinco pontos na habilitação e terá de pagar uma multa de R$ 127,69.

6. Sem lerdeza: dirigir acima da velocidade indicada para a via todo mundo sabe que pode ser multado, mas poucos sabem que trafegar abaixo do limite permitido para a via também é considerado infração, neste caso, média e custa R$ 83,13. Só é permitido conduzir um veículo abaixo do limite quando as condições climáticas ou de trânsito impusem isso.

7. Esqueça o bronzeado: é comum, principalmente nos dias mais quentes, ver motoristas dirigindo com o braço esquerdo pra fora da janela. Por ser uma situação que pode causar graves acidentes, colocando em risco, inclusive a integridade física do condutor, dirigir com o braço pra fora pode custar R$ 85,13, além de 4 pontos na habilitação.

8. De olho na reserva: mesmo que por pura desatenção, deixar de abastecer o veículo pode custar bem caro. Caso o carro pare na rua por falta de combustível, conhecida como pane seca, além da infração leve ir para a habilitação, o motorista terá que pagar multa de R$ 53,20.

9. Seta foi feita para usar: mesmo que todos os motoristas saibam para que servem as setas, alguns acabam esquecendo de usá-las. Para esses condutores esquecidinhos, não usar a seta pode custar R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.

10. Sem bate-papo: alguém já deve ter notado que alguns motoristas têm o costume de dirigir em fila dupla para conversar com o motorista do carro vizinho. O problema dessa inocente conversa é que ela se trata de uma infração leve com multa de R$ 53,20.

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Hilario Filho - Cristianismo e marketing

NEGANDO A DIVINDADE DE CRISTO?


AS TESTEMUMHAS DE JEOVÁ NEGAM

OS ENSINAMENTOS CENTRAIS DA BIBLIA.

   ELES NEGAM A DIVINDADE DO SENHOR JESUS CRISTO.

   Quanto à Pessoa de Cristo, a doutrina das “Testemunhas de Jeová” é essencialmente ariana, e se identifica muito bem com diferentes correntes heréticas surgidas nos primeiros séculos da historia da Igreja.

   Dizem as Testemunhas de Jeová: Este [Jesus Cristo], não era Jeová Deus, mas estava “existindo em forma de Deus”. Como assim? Ele era uma pessoa espiritual, assim como “Deus é Espírito”; era poderoso, mas não Todo Poderoso como o é Jeová Deus; também ele existia antes de todas as outras criaturas de Deus porque foi o primeiro filho que Jeová Deus trouxe à existência. Por isso é chamado o “Filho Unigênito” de Deus, porque Deus não teve associado ao trazer à trazer à existência o seu Unigênito Filho... Ele não é o autor da criação de Deus; mas depois de Deus o haver criado como primogênito, usou-o como seu obreiro associado ao trazer à existência todo o resto da criação(Seja Deus Verdadeiro, p. 34,35).

  As Testemunhas de Jeová ainda acreditam que o Senhor Jesus é o Arcanjo Miguel: “é lógico concluir que Miguel não é outro senão o próprio Jesus Cristo no seu papel celestial”(O que a Bíblia realmente ensina? p. 219). Seus teólogos ensinam ser ele mesmo o Abadom, “Destruidor”, de Apocalipse 9:11: “Jesus, como Anjo do Abismo e Destruidor, deveras soltará um ai atormentador”.(Revelação, Seu Grandioso Clímax está Próximo! P.148)

   Em resumo, o que se conclui deste ensino herético é que O Senhor Jesus Cristo:

Não é Deus;

Em sua vida humana foi simplesmente uma pessoa espiritual;

Não é Todo Poderoso;

Foi criado pelo Pai, como criadas foram as demais coisas;

Não é o Autor da Criação.

A BIBLIA ENFATIZA A DIVINDADE DE CRISTO

   O testemunho geral das Escrituras é que:

Cristo é Deus (João 1.1; 10.30, 33, 38; 14.9,11; 20.28; Romanos 9:5; Colossences 1.15; 2.9; Filipenses 2.6; Hebreus 1.3; II Coríntios 5.19; I Pedro1. 2; I João 5.2; Isaias 9.6).

Cristo é Todo Poderoso (Mateus 28.18; Apocalipse 1:8).

Cristo não foi criado, pois é Eterno ( João 1.18; 6.57; 8.19, 58; 10.30, 38; 14.7, 9, 10, 20; 16.28; 17.21).

Cristo é o Autor da Criação ( João 1.3; Colossences 1.16; Hebreus 1.2, 10; Apocalipse 3.14).

   Muitas afirmações feitas no Antigo Testamento a respeito de Jeová são cumpridas e interpretadas no Novo Testamento, referindo-se ao Senhor Jesus Cristo. Compare:

   Isaias 40.3, 4 com Lucas 1.68, 69, 76.

   Êxodo 3.14 com João 8.56-58.

   Jeremias 17.10 com Apocalipse 2.23

   Isaias 60.10 com Lucas 2. 32

   Isaias 6.10 com João 12.37-41

   Isaias 8.12, 13 com  I Pedro 3.14,15

   Isaias 8.13, 14 com I Pedro 2. 7, 8

   Números 21.6, 7 com I Coríntios 10.9

   Salmos 23.1 com João 10.11; I Pedro 5.4

   Ezequiel 34.11, 12 com Lucas 19.10

   Deuteronômio 6.16 com Mateus 4.10

PROVADA A DIVINDADE DE CRISTO

   Atributos inerentes a Deus Pai relacionam-se harmoniosamente com Cristo, provando a sua divindade. Deste modo a Bíblia apresenta-o como:

   _ O Primeiro e o Último (Isaias 41.4; Colossences 1.15, 18; Apocalipse 1.17; 21.6).

   _ Senhor dos Senhores ( Apocalipse 17.14).

   _ Senhor de tosos e Senhor da Glória ( Atos 10.36; I Coríntios 2.8).

   _ Rei dos reis (Isaias 6.1-5; João 12.41; I Timóteo 6.15).

   _ Juiz (Mateus 16.27; 25.31,32; II Timóteo 6.15).

   _ Pastor (Salmos 23.1; João 10.11, 12).

   _ Cabeça da Igreja (Efésios 1.22).

   _ Verdadeira Luz  (Lucas 1.78, 79; João 1.4, 9).

   _ Fundamento da Igreja (Isaias 28.16; Mateus 16.18).

   _ O Caminho (João 14.6; Hebreus 10.19, 20).

   _ A Vida (João 11.25; I João 5.11,12).

   _ Perdoador de pecados (Salmos 103.3; Marcos 2.5; Lucas 7.48,50).

   _ Preservador de tudo (Hebreus 1.3; Colossences 1.17).

   _ Doador do Espírito Santo (Mateus 3.11; Atos 1.5).

   _ Onipresente (Efésios 1.20-23).

   _ Onipotente (Apocalipse 1.8).

   _ Onisciente (João 21.17).

   _ Santificador (Hebreus 2.11).

   _ Mestre (Lucas 21.15; Gálatas 1.21).

   _ Ressuscitador de si mesmo (João 2.19).

   _ Inspirador dos profetas (I Pedro 1.17).

   _ Supridor de ministros à Igreja (Efésios 4.11).

   _ Salvador (Tito 3.4-6).

DESTACANDO UMA EVIDENCIA: A DIVINDADE DE JESUS

A divindade de Cristo é algo tão evidente, que, ainda no Antigo Testamento é revelada, sobretudo, alguns grupos religiosos contrariam este princípio bíblico e até apresentam citações das Escrituras, e neste estudo, iremos analisar as passagens por eles apresentadas.

Ainda no Antigo Testamento, encontramos a seguinte declaração:
"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Poderoso, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." Isaías 09:06.

Após lermos este versículo, qualquer dúvida da divindade de Cristo é anulada, pois o texto diz claramente que Ele é Deus. Sobretudo, as testemunhas de Jeová, conseguiram arrumar uma colocação: Admitem que Jesus é Deus, sobretudo, o colocam como "um deus", e quanto a passagem analisada, dizem que Jesus é Deus Poderoso, e não Todo-Poderoso.

Este argumento é muito fraco, visto que no próximo capítulo de Isaías, Jeová também é apresentado como Deus Poderoso:

Isaías 10:21 "Os resíduos se converterão, sim, os resíduos de Jacó, ao Deus Poderoso"

Logo, o texto de Isaías 09:06 exalta sim Cristo como Deus.

Com isso, já refutamos um argumento usado pelas testemunhas, após isso, é possível que elas mostrem Mateus 28:18, para indicar que só Jeová tem Todo-Poder, analise conosco:

"E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra." Mateus 28:18.

Com isso, as testemunhas perguntam: Quem deu todo poder a Jesus? Jeová. Então, quem tem todo poder é Jeová, dizem elas.

Talvez, uma pessoa a qual desconheça os princípios bíblicos, acredite nisso, sobretudo, ao voltarmos para o livro de Isaías, encontramos a afirmação de Jeová:

"Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor, às imagens de escultura." Isaías 42:08.

Logo, perguntamos: Jeová divide ou não a sua glória com Jesus? Se Ele divide, isso indica claramente que Jesus é Deus, e no versículo de Mateus 28:18, Jesus disse que tem todo poder, logo, Ele é Todo-Poderoso!

Com isso, a testemunha pode perguntar: Deus deu poder a si mesmo? Quem está em contradição, são as testemunhas, pois em Isaías 42:08, diz claramente que Jeová não divide a glória Dele com outrem, mas, a Bíblia diz claramente que Jesus é glorificado pelo próprio Pai (Atos 03:13/ Hebreus 05:05/ João 08:54). Logo, se Jeová dá a glória Dele à Jesus, isso indica claramente que Jesus não é outro "deus", mas o próprio Deus! Quanto a pergunta, de que se Deus deu glória a si mesmo: Tal pergunta é infundada por pessoas as quais não crêem na Trindade, logo, em Mateus 28:18, vemos o Pai dando Todo-Poder a seu Filho que por Ele foi glorificado. Se não crermos na Trindade, teremos que admitir a existência de dois (ou três) deuses, dois criadores, dois salvadores, dois todo-poderosos, etc. Sobretudo, Jesus disse que Ele e o Pai são um (João 10:30), e quanto ao Espírito Santo, Ele também é indicado em I João 05:06-07.

Para provar com todas as letras que Jesus é Todo-Poderoso, leiamos ainda Apocalipse 01:08 "Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso.".

Sendo este texto tão claro, as testemunhas adulteraram a tradução e colocaram: "Eu sou o Alfa e o Ômega, diz Jeová Deus, aquele que é, e que era, e que vem, o Todo-poderoso." - Só perguntamos: Quando Jeová prometeu que Ele há de vir?

Aliás, o próprio livro de Apocalipse afirma por diversas vezes que Jesus é o Primeiro e o Último - Apocalipse 02:08 "Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver" Vão dizer que este texto refere-se também a Jeová? Quantos primeiros e últimos existem? Se Jeová é o primeiro e o último (Isaías 44:06 e Jesus também é (Apocalipse 02:08) , quantos assim existem? - Logo, quando lemos em Apocalipse 01:08 e diz: "...e que há de vir, o Todo-poderoso..." refere-se a Jesus, ou há dois que estão vindo? Quem prometeu que virá é Jesus - João 14:3 "E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também.".

Conclusão - Em Apocalipse 01:08, diz que o primeiro e o último é Todo-poderoso. O próprio livro de Apocalipse nos informa que Jesus é o primeiro e o último (Apocalipse 02:08); Em Apocalipse 01:08 diz que o Todo-poderoso é o mesmo que era, sendo Ele o mesmo. Em Hebreus 13:09 diz que Jesus é o mesmo, e em Malaquias 03:06 diz que o Senhor não muda, logo, se Jesus é o mesmo e é Senhor, Ele é Todo-poderoso, ou há dois que são o mesmo em que não há mudança? - E por fim, Apocalipse 01:08 diz que o Todo-poderoso é aquele que há de vir, e em João 14:03 diz que Jesus é que está por vir. Logo, Jesus é sim Todo-poderoso.

Deus pode ser tentado? - Outro ponto o qual as testemunhas usam para tentar dizer que Jesus não é Deus, é usarem Mateus 04 (ou Hebreus 04:15), onde diz que Jesus foi tentado, com Tiago 01:13 no qual diz que Deus não é tentado.

Este argumento parece sólido, mas somente para quem não conhece as Escrituras e sabem que o próprio Jeová foi tentado, e para fundamentar isso, iremos utilizar citações dos próprios livros indicados acima, a saber, Mateus, Hebreus e Tiago:

"Não endureçais o vosso coração, como na provocação, no dia da tentação no deserto, onde vossos pais me tentaram, me provaram e viram, por quarenta anos, as minhas obras." Hebreus 03:08-09.

Este texto diz claramente que Jeová foi tentado por todo o deserto pelos judeus. Leia também Êxodo 17:02, e também Jó 01, passagem tão conhecida.

Vale também lembrar, que o Espírito de Deus também foi tentado (Atos 05:09). Será que uma "força" pode ser tentada? Lembremos também que em Atos 15:10, diz: "Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós podemos suportar?"

Logo, a passagem de Mateus 04, em nada diz que Jesus não é Deus, mas em comparação com Atos 15:10, afirma que eles realmente tentaram a Deus.

Sobretudo, vamos analisar ainda mais a passagem de Mateus 04, pois ali mesmo também já responde:

"Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus." Mateus 04:07.

Ora, se o mandamento diz para não tentar a Deus, isso indica que Deus pode ser tentado! Logo, o próprio capítulo 04 de Mateus já responde a indagação feita pelas testemunhas, mostrando que a Bíblia responde a si mesma, e que nenhum versículo pode ser pegado fora do contexto.

E quanto a passagem de Tiago? Tiago também escreveu:

"Porque qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de todos." Tiago 02:10.

Aquele que tropeça em um só dos mandamentos, tropeça em todos. Já vimos que "não tentar a Deus" é um dos mandamentos, logo, se a pessoa que tropeça num mandamento, tropeça também neste, e tenta ao Senhor Deus, logo, vimos pelos três livros que a Bíblia se revela a si mesma. Sobretudo, há uma pergunta: Deus pode ser tentado, mas como que Tiago disse que não?

Já vimos que nenhuma passagem da Bíblia pode ser pegada fora do contexto, logo, quando lemos o contexto, percebemos que Tiago está dizendo para ninguém culpar a Deus pelas suas tentações, pois cada um de nós somos tentado pelas nossas próprias concupiscências (Tiago 01:14). Logo, Deus não tenta a ninguém e não é tentado a fazer isso!



Daquele dia e hora ninguém sabe - Mateus 24:36 "Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai." Este versículo, quando apresentado pelas TJ, é na verdade, mais "um tiro que sai pela culatra!", vejamos: Daquele dia e hora ninguém sabe, mas as TJ já disseram que sabiam da data e ano da volta de Jesus, e dizem que Ele já teria voltado em 1914! Ora, se só o Pai sabe, como elas poderiam saber? Jesus mesmo disse: "E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder." Atos 01:07. Como que as TJ ficariam sabendo da volta de Jesus?

As mesmas testemunhas dizem que Jeová tem a capacidade de predizer eventos, mas de maneira seletiva, isto é, Ele sabe o quer saber, comprovamos:

"Da mesma forma, Jeová tem a capacidade de predizer eventos, mas a Bíblia mostra que ele faz uso seletivo e com discrição dessa capacidade" (Raciocínios à Base das Escrituras, página 116). Ora, se Jeová faz uso seletivo de predizer eventos, por que Jesus não poderia?

Vejamos agora o ponto em que elas usam: Nem Jesus sabia do dia e hora. No livro de Apocalipse, encontramos um fato diferente: Apocalipse 19:12 "Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo." Pelo raciocínio das testemunhas podemos dizer que Jeová não é Todo-Poderoso por não saber este nome que só Jesus sabe? - Hoje Jesus sabe sim do dia de sua vinda (João 16:30 e 21:17).



Por que me chamas bom? - Mateus 19:17 " E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom, senão um só que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos." Ora, usar este versículo para dizer que Jesus não seria Deus também não é um raciocínio coerente, pois, estariam as TJ dizendo que Jesus não é bom? Quando Jesus perguntou isso, Ele estava perguntando: "Como você me chama de bom se você não crê que eu sou Deus?" A Bíblia diz que Jesus é bom, e se só Deus é bom, logo, Jesus é Deus: "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas." João 10:11. Esta citação prova que Jesus é Deus duas vezes: Primeiro - Jesus é bom, e só Deus tem esta bondade; Segundo - Ele é o Pastor, e fazia uma clara referência do Salmo 23:01.



O Pai é maior do que eu - João 14:28 "Ouvistes o que eu vos disse: vou e venho para vós. Se me amásseis, certamente, exultaríeis por ter dito: vou para o Pai, porque o Pai é maior do que eu."

Na ocasião em que Jesus disse isso, Ele estava ainda como Homem, Ele era menor até mesmo que os anjos (Hebreus 02:09), logo, não poderia ser mesmo como o Pai, porém, hoje, Ele não é mais menor que o Pai: "Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome" Filipenses 02:09.

Usam também algumas citações as quais dizem que Jesus foi enviado pelo Pai, e usam o seguinte argumento: "Qual é maior, o enviado ou quem lhe envia?" Este raciocínio não é coerente, se fosse, Jesus seria maior que o poder ativo de Jeová, visto que este foi enviado por Jesus (João 16:07). Ora, será que Jesus (um criatura, segundo as TJ), seria maior que o Espírito Santo (a força ativa de Jeová, segundo as TJ)? Será que uma criatura seria maior que o poder ativo de Jeová?

O fato de Jesus ter sido enviado pelo Pai, não indica que Ele era menor que o Pai. Os discípulos, certa vez, enviaram Pedro e João para Samaria (Atos 08:14), seriam Pedro e João menores que os outros discípulos? Paulo e Silas também foram enviados (Atos 17:10). Raciocinemos novamente: Seria Jesus, uma criatura ao ver das TJ, maior que o poder ativo de Jeová? Certamente que não! Mas Jesus enviou o Espírito Santo, e nem por isso Ele é superior ao Espírito de Deus, nem tampouco, o Pai é maior que Ele pelo fato Dele ter sido enviado. Veja também João 15:26, no qual Jesus afirma que Ele realmente seria quem enviaria o Espírito Santo.



O Unigênito e Primogênito

Unigênito - Diferente do que pensam as TJ, unigênito não significa o primeiro a ser criado, mas a palavra unigênito é a junção de duas palavras, a saber: Uni gênito - Único da mesma natureza. Logo, quando a Bíblia diz que Jesus é o unigênito, diz que Ele é o único que tem a mesma natureza do Pai, sendo Ele o Deus verdadeiro (I João 05:20).

A expressão "unigênito", analisada à luz do idioma original, monogenê, quer dizer: "da mesma espécie"; "do mesmo gene"; "da mesma natureza"; "igual". O que significa que Jesus é singular, único com a mesma natureza de Deus. E o próprio Cristo reflete isso de forma clara ao empregar a frase "Filho de Deus", provocando a ira de seus conterrâneos, que desejaram apedrejá-lo. Afinal, entenderam exatamente o que Jesus quis dizer. Ou seja, que era tão divino quanto o Pai (João 19:07). - Fonte - Bíblia Apologética de estudo.

Vale ressaltar, que Jesus e o Pai são da mesma natureza, e não excluímos o Espírito Santo, que na Bíblia é tanto chamado de Espírito de Deus, como Espírito de Cristo (Romanos 08:09).

Primogênito - Colossences 01:15 e Apocalipse 03:14 - Nestas citações diz que Jesus é o primogênito de toda a criação. Vamos analisar isso no grego: palavra primogênito (do grego PROTOTOKOS) e não primeiro criado (que seria PROTOCTISIS) é a que aparece nessa passagem. Significa supremacia, primazia ou preeminência (Col.01:18), (para que em tudo tenha a preeminência). Logo, quando a Bíblia diz que Jesus é o primogênito, não está rebaixando-o, pelo contrário, o exalta, dizendo que Ele é Aquele que tem preeminência (domínio) sobre tudo. A Bíblia diz que Jesus é o primogênito dos mortos (Apocalipse 01:05), não o primeiro a ser criado. Jesus é o primogênito dos mortos, tendo Ele primazia sobre toda a criação (Efésios 01:20-23).

Usam ainda Provérbios 08:22 "O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas." Traduziram: "O próprio Jeová me produziu..." Querem então dizer que Jesus teria sido criado. Mas, se ler o contexto, descobrirá que fala da sabedoria, logo, se Deus criou a sabedoria, significa que em algum momento Ele não tinha sabedoria? Se Ele não tinha sabedoria, como poderia ter criado? A melhor tradução foi a que apresentei: "O Senhor me possuiu..."

As TJ dizem que Jeová criou Jesus, e depois Jesus criou as outras coisas, mas a Bíblia diz que Deus criou tudo sozinho - Isaías 44:24 "Assim diz o SENHOR, que te redime, o mesmo que te formou desde o ventre materno: Eu sou o SENHOR, que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus e sozinho espraiei a terra" Se Deus criou tudo sozinho, e se a Bíblia diz que Jesus criou tais coisas (João 01:03), logo Jesus não é criatura, é Criador!

Um Criador ou dois? - No livro de Isaías enfatiza-se que cada coisa foi criada por Jeová e por mais ninguém: "Assim disse Jeová, teu Resgatador e Aquele que te formou desde o ventre: 'Eu, Jeová, faço tudo, estendendo os céus por mim mesmo, estirando a terra. Quem estava comigo? '" Isaías 44:24. Agora, no Novo Testamento, somos informados de que tudo foi criado por Jesus: "Todas as coisas vieram á existência por intermédio dele, e à parte dele nem mesmo uma só coisa veio a existência' João 01:03.

Como podem ser conciliadas tais declarações bíblicas? Pode alguma doutrina da STV dar resposta ao problema? Responder que Jeová Deus, o Pai, o único Criador, usou Jesus para criar... contradiz a declaração bíblica: "Quem estava comigo?"(Fonte: Livro Desmascarando as seitas, Paulo Romeiro e Natanael Rinaldi, pág. 274-75, CPAD).

A Bíblia diz que Jesus é o primogênito dos mortos (Apocalipse 01:05), não o primeiro a ser criado. Jesus é o primogênito dos mortos, tendo Ele primazia sobre toda a criação (Efésios 01:20-23).

O Pai é Deus e Criador - Gênesis 01:01

O Filho é Deus e Criador - João 01:03/ João 20:28

O Espírito Santo é Deus e Criador - Jó 33:04/ Salmo 104:30/ Atos 05:03-04 - E os Três são um (I João 05:07-08).



Deus nunca foi visto - João 01:18/ I Timóteo 06:16 - Este é outro argumento das Testemunhas para tentarem dizer que Jesus não seria Deus, pois Jesus foi visto.

Vamos analisar a Bíblia toda - "E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá." Êxodo 33:20. Deus então disse a Moisés que este não poderia ver a sua face. Só que também diz: "Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo..." Êxodo 33:11.

Abraão: "Apareceu o SENHOR a Abraão nos carvalhais..." Gênesis 18:01.

Jacó: "Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva." Gênesis 32:30.

Isaías 06:05: "Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!"

Com isso, já respondemos as testemunhas de Jeová, que Deus pode ser visto sim, ou elas vão dizer que Isaías viu Jesus? Se assim disserem, vão ter que assumir que Jesus é o Rei, o Senhor dos exércitos!

Agora, vamos responder também aos céticos, os quais dizem que há contradições na Bíblia, e provaremos que a Bíblia é a inerrante Palavra de Deus.

De fato, ninguém nunca viu Deus em sua plena natureza! Mas Jesus Cristo é Deus e Ele foi visto, antes de morrer, e depois de ressuscitar. Veja o fato:

"Ninguém jamais viu a Deus; o Deus único, que está no seio do Pai, é quem o revelou." João 01:18.

Esse versículo deixa claro então a resposta, Jesus é quem o revelou! Abraão viu a Jesus:

"Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se." João 08:56.

Logo, provamos duas coisas: Deus não pode ser visto em sua plena natureza, por isso, Jesus esvaziou-se a si mesmo e fez-se homem (Filipenses 02:09), para que assim, Ele revela-se quem é o Pai. Provamos também que Jesus é Deus, pois Abraão viu a Jeová, veja como está na TNM:

"Jeová apareceu-lhe... Abraão, vosso pai alegrou-se grandemente na perspectiva de ver o meu dia, e ele o viu e se alegrou." Gênesis 18:01 e João 08:56 - Quem Abraão viu? O Deus Filho!

Jacó também viu a Jesus - "Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali." Gênesis 32:29.

Houve também um homem e uma mulher que também deteram o anjo e lhe perguntaram o Nome:

"E o Anjo do SENHOR lhe disse: Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso?" Juízes 13:18.

Provando que esse era Jesus:

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz" Isaías 09:06.

Então, Jesus, o Deus Filho, revelou a quem é o Pai, pois Ele e Pai são um (João 10:30).

Então, esta passagem, como todas as outras, apresentadas pelas testemunhas, em nada diminui a Jesus, pelo contrário, quando fazemos uma análise bíblica mais profunda, constatamos que o versículo está exaltando a Jesus, e provando que Ele é Deus.

Agora, vamos ler passagens, as quais dizem com todas as letras que Jesus é Deus:

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." Isaías 09:06.

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." João 01:01.

"Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!" João 20:28.

"E sabemos que já o Filho de Deus é vindo e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna." I João 05:20.

Os discípulos receberam a Jesus como Deus:
João (João 01:01/ I João 05:20) - Pedro (II Pedro 01:01) - Tomé (João 20:28) - Apóstolo Paulo (Romanos 09:05 e Tito 02:13) - Profeta Isaías (Isaías 07:14 e 09:06).

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