AS TESTEMUMHAS DE JEOVÁ NEGAM
OS ENSINAMENTOS CENTRAIS DA BIBLIA.
ELES NEGAM A DIVINDADE DO SENHOR JESUS CRISTO.
Quanto à Pessoa de
Cristo, a doutrina das “Testemunhas de Jeová” é essencialmente ariana, e se
identifica muito bem com diferentes correntes heréticas surgidas nos primeiros
séculos da historia da Igreja.
Dizem as
Testemunhas de Jeová: Este [Jesus Cristo], não era Jeová Deus, mas estava “existindo
em forma de Deus”. Como assim? Ele era uma pessoa espiritual, assim como “Deus
é Espírito”; era poderoso, mas não Todo Poderoso como o é Jeová Deus; também
ele existia antes de todas as outras criaturas de Deus porque foi o primeiro
filho que Jeová Deus trouxe à existência. Por isso é chamado o “Filho
Unigênito” de Deus, porque Deus não teve associado ao trazer à trazer à
existência o seu Unigênito Filho... Ele não é o autor da criação de Deus; mas
depois de Deus o haver criado como primogênito, usou-o como seu obreiro
associado ao trazer à existência todo o resto da criação(Seja Deus Verdadeiro,
p. 34,35).
As Testemunhas de
Jeová ainda acreditam que o Senhor Jesus é o Arcanjo Miguel: “é lógico concluir
que Miguel não é outro senão o próprio Jesus Cristo no seu papel celestial”(O
que a Bíblia realmente ensina? p. 219). Seus teólogos ensinam ser ele mesmo o
Abadom, “Destruidor”, de Apocalipse 9:11: “Jesus, como Anjo do Abismo e
Destruidor, deveras soltará um ai atormentador”.(Revelação, Seu Grandioso
Clímax está Próximo! P.148)
Em resumo, o que
se conclui deste ensino herético é que O Senhor Jesus Cristo:
Não é Deus;
Em sua vida humana foi simplesmente uma pessoa espiritual;
Não é Todo Poderoso;
Foi criado pelo Pai, como criadas foram as demais coisas;
Não é o Autor da Criação.
A BIBLIA ENFATIZA A DIVINDADE DE CRISTO
O testemunho geral das Escrituras é que:
Cristo é Deus (João 1.1; 10.30, 33, 38; 14.9,11; 20.28;
Romanos 9:5; Colossences 1.15; 2.9; Filipenses 2.6; Hebreus 1.3; II Coríntios
5.19; I Pedro1. 2; I João 5.2; Isaias 9.6).
Cristo é Todo Poderoso (Mateus 28.18; Apocalipse 1:8).
Cristo não foi criado, pois é Eterno ( João 1.18; 6.57;
8.19, 58; 10.30, 38; 14.7, 9, 10, 20; 16.28; 17.21).
Cristo é o Autor da Criação ( João 1.3; Colossences 1.16;
Hebreus 1.2, 10; Apocalipse 3.14).
Muitas afirmações
feitas no Antigo Testamento a respeito de Jeová são cumpridas e interpretadas
no Novo Testamento, referindo-se ao Senhor Jesus Cristo. Compare:
Isaias 40.3, 4 com
Lucas 1.68, 69, 76.
Êxodo 3.14 com
João 8.56-58.
Jeremias 17.10 com
Apocalipse 2.23
Isaias 60.10 com
Lucas 2. 32
Isaias 6.10 com
João 12.37-41
Isaias 8.12, 13 com I Pedro 3.14,15
Isaias 8.13, 14
com I Pedro 2. 7, 8
Números 21.6, 7
com I Coríntios 10.9
Salmos 23.1 com
João 10.11; I Pedro 5.4
Ezequiel 34.11, 12
com Lucas 19.10
Deuteronômio 6.16
com Mateus 4.10
PROVADA A DIVINDADE DE CRISTO
Atributos
inerentes a Deus Pai relacionam-se harmoniosamente com Cristo, provando a sua
divindade. Deste modo a Bíblia apresenta-o como:
_ O Primeiro e o
Último (Isaias 41.4; Colossences 1.15, 18; Apocalipse 1.17; 21.6).
_ Senhor dos
Senhores ( Apocalipse 17.14).
_ Senhor de tosos
e Senhor da Glória ( Atos 10.36; I Coríntios 2.8).
_ Rei dos reis
(Isaias 6.1-5; João 12.41; I Timóteo 6.15).
_ Juiz (Mateus
16.27; 25.31,32; II Timóteo 6.15).
_ Pastor (Salmos
23.1; João 10.11, 12).
_ Cabeça da Igreja
(Efésios 1.22).
_ Verdadeira
Luz (Lucas 1.78, 79; João 1.4, 9).
_ Fundamento da
Igreja (Isaias 28.16; Mateus 16.18).
_ O Caminho (João
14.6; Hebreus 10.19, 20).
_ A Vida (João
11.25; I João 5.11,12).
_ Perdoador de pecados
(Salmos 103.3; Marcos 2.5; Lucas 7.48,50).
_ Preservador de
tudo (Hebreus 1.3; Colossences 1.17).
_ Doador do
Espírito Santo (Mateus 3.11; Atos 1.5).
_ Onipresente
(Efésios 1.20-23).
_ Onipotente
(Apocalipse 1.8).
_ Onisciente (João
21.17).
_ Santificador
(Hebreus 2.11).
_ Mestre (Lucas
21.15; Gálatas 1.21).
_ Ressuscitador de
si mesmo (João 2.19).
_ Inspirador dos
profetas (I Pedro 1.17).
_ Supridor de
ministros à Igreja (Efésios 4.11).
_ Salvador (Tito
3.4-6).
DESTACANDO UMA EVIDENCIA: A DIVINDADE DE
JESUS
A divindade de Cristo é algo tão evidente, que, ainda no
Antigo Testamento é revelada, sobretudo, alguns grupos religiosos contrariam
este princípio bíblico e até apresentam citações das Escrituras, e neste estudo,
iremos analisar as passagens por eles apresentadas.
Ainda no Antigo Testamento, encontramos a seguinte
declaração:
"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o
principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso
Conselheiro, Poderoso, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." Isaías 09:06.
Após lermos este versículo, qualquer dúvida da divindade de
Cristo é anulada, pois o texto diz claramente que Ele é Deus. Sobretudo, as
testemunhas de Jeová, conseguiram arrumar uma colocação: Admitem que Jesus é
Deus, sobretudo, o colocam como "um deus", e quanto a passagem
analisada, dizem que Jesus é Deus Poderoso, e não Todo-Poderoso.
Este argumento é muito fraco, visto que no próximo capítulo
de Isaías, Jeová também é apresentado como Deus Poderoso:
Isaías 10:21 "Os resíduos se converterão, sim, os
resíduos de Jacó, ao Deus Poderoso"
Logo, o texto de Isaías 09:06 exalta sim Cristo como Deus.
Com isso, já refutamos um argumento usado pelas
testemunhas, após isso, é possível que elas mostrem Mateus 28:18, para indicar
que só Jeová tem Todo-Poder, analise conosco:
"E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado
todo o poder no céu e na terra." Mateus 28:18.
Com isso, as testemunhas perguntam: Quem deu todo poder a
Jesus? Jeová. Então, quem tem todo poder é Jeová, dizem elas.
Talvez, uma pessoa a qual desconheça os princípios
bíblicos, acredite nisso, sobretudo, ao voltarmos para o livro de Isaías,
encontramos a afirmação de Jeová:
"Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória,
pois, a outrem não darei, nem o meu louvor, às imagens de escultura."
Isaías 42:08.
Logo, perguntamos: Jeová divide ou não a sua glória com
Jesus? Se Ele divide, isso indica claramente que Jesus é Deus, e no versículo
de Mateus 28:18, Jesus disse que tem todo poder, logo, Ele é Todo-Poderoso!
Com isso, a testemunha pode perguntar: Deus deu poder a si
mesmo? Quem está em contradição, são as testemunhas, pois em Isaías 42:08, diz
claramente que Jeová não divide a glória Dele com outrem, mas, a Bíblia diz
claramente que Jesus é glorificado pelo próprio Pai (Atos 03:13/ Hebreus 05:05/
João 08:54). Logo, se Jeová dá a glória Dele à Jesus, isso indica claramente
que Jesus não é outro "deus", mas o próprio Deus! Quanto a pergunta,
de que se Deus deu glória a si mesmo: Tal pergunta é infundada por pessoas as
quais não crêem na Trindade, logo, em Mateus 28:18, vemos o Pai dando
Todo-Poder a seu Filho que por Ele foi glorificado. Se não crermos na Trindade,
teremos que admitir a existência de dois (ou três) deuses, dois criadores, dois
salvadores, dois todo-poderosos, etc. Sobretudo, Jesus disse que Ele e o Pai
são um (João 10:30), e quanto ao Espírito Santo, Ele também é indicado em I João 05:06-07.
Para provar com todas as letras que Jesus é Todo-Poderoso,
leiamos ainda Apocalipse 01:08 "Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o
Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso.".
Sendo este texto tão claro, as testemunhas adulteraram a
tradução e colocaram: "Eu sou o Alfa e o Ômega, diz Jeová Deus, aquele que
é, e que era, e que vem, o Todo-poderoso." - Só perguntamos: Quando Jeová
prometeu que Ele há de vir?
Aliás, o próprio livro de Apocalipse afirma por diversas
vezes que Jesus é o Primeiro e o Último - Apocalipse 02:08 "Ao anjo da
igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve
morto e tornou a viver" Vão dizer que este texto refere-se também a Jeová?
Quantos primeiros e últimos existem? Se Jeová é o primeiro e o último (Isaías
44:06 e Jesus também é (Apocalipse 02:08) , quantos assim existem? - Logo,
quando lemos em Apocalipse 01:08 e diz: "...e que há de vir, o
Todo-poderoso..." refere-se a Jesus, ou há dois que estão vindo? Quem
prometeu que virá é Jesus - João 14:3 "E, se eu for e vos preparar lugar,
virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver,
estejais vós também.".
Conclusão - Em Apocalipse 01:08, diz que o primeiro e o
último é Todo-poderoso. O próprio livro de Apocalipse nos informa que Jesus é o
primeiro e o último (Apocalipse 02:08); Em Apocalipse 01:08 diz que o
Todo-poderoso é o mesmo que era, sendo Ele o mesmo. Em Hebreus 13:09 diz que
Jesus é o mesmo, e em Malaquias 03:06 diz que o Senhor não muda, logo, se Jesus
é o mesmo e é Senhor, Ele é Todo-poderoso, ou há dois que são o mesmo em que
não há mudança? - E por fim, Apocalipse 01:08 diz que o Todo-poderoso é aquele
que há de vir, e em João 14:03 diz que Jesus é que está por vir. Logo, Jesus é
sim Todo-poderoso.
Deus pode ser tentado? - Outro ponto o qual as testemunhas
usam para tentar dizer que Jesus não é Deus, é usarem Mateus 04 (ou Hebreus
04:15), onde diz que Jesus foi tentado, com Tiago 01:13 no qual diz que Deus
não é tentado.
Este argumento parece sólido, mas somente para quem não
conhece as Escrituras e sabem que o próprio Jeová foi tentado, e para
fundamentar isso, iremos utilizar citações dos próprios livros indicados acima,
a saber, Mateus, Hebreus e Tiago:
"Não endureçais o vosso coração, como na provocação,
no dia da tentação no deserto, onde vossos pais me tentaram, me provaram e
viram, por quarenta anos, as minhas obras." Hebreus 03:08-09.
Este texto diz claramente que Jeová foi tentado por todo o
deserto pelos judeus. Leia também Êxodo 17:02, e também Jó 01, passagem tão
conhecida.
Vale também lembrar, que o Espírito de Deus também foi
tentado (Atos 05:09). Será que uma "força" pode ser tentada?
Lembremos também que em Atos 15:10, diz: "Agora, pois, por que tentais a
Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós
podemos suportar?"
Logo, a passagem de Mateus 04, em nada diz que Jesus não é
Deus, mas em comparação com Atos 15:10, afirma que eles realmente tentaram a
Deus.
Sobretudo, vamos analisar ainda mais a passagem de Mateus
04, pois ali mesmo também já responde:
"Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o
Senhor, teu Deus." Mateus 04:07.
Ora, se o mandamento diz para não tentar a Deus, isso
indica que Deus pode ser tentado! Logo, o próprio capítulo 04 de Mateus já
responde a indagação feita pelas testemunhas, mostrando que a Bíblia responde a
si mesma, e que nenhum versículo pode ser pegado fora do contexto.
E quanto a passagem de Tiago? Tiago também escreveu:
"Porque qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em
um só ponto tornou-se culpado de todos." Tiago 02:10.
Aquele que tropeça em um só dos mandamentos, tropeça em todos. Já vimos que
"não tentar a Deus" é um dos mandamentos, logo, se a pessoa que
tropeça num mandamento, tropeça também neste, e tenta ao Senhor Deus, logo,
vimos pelos três livros que a Bíblia se revela a si mesma. Sobretudo, há uma
pergunta: Deus pode ser tentado, mas como que Tiago disse que não?
Já vimos que nenhuma passagem da Bíblia pode ser pegada
fora do contexto, logo, quando lemos o contexto, percebemos que Tiago está
dizendo para ninguém culpar a Deus pelas suas tentações, pois cada um de nós
somos tentado pelas nossas próprias concupiscências (Tiago 01:14). Logo, Deus
não tenta a ninguém e não é tentado a fazer isso!
Daquele dia e hora ninguém sabe - Mateus 24:36 "Porém
daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas
unicamente meu Pai." Este versículo, quando apresentado pelas TJ, é na
verdade, mais "um tiro que sai pela culatra!", vejamos: Daquele dia e
hora ninguém sabe, mas as TJ já disseram que sabiam da data e ano da volta de
Jesus, e dizem que Ele já teria voltado em 1914! Ora, se só o Pai sabe, como
elas poderiam saber? Jesus mesmo disse: "E disse-lhes: Não vos pertence
saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio
poder." Atos 01:07. Como que as TJ ficariam sabendo da volta de Jesus?
As mesmas testemunhas dizem que Jeová tem a capacidade de
predizer eventos, mas de maneira seletiva, isto é, Ele sabe o quer saber,
comprovamos:
"Da mesma forma, Jeová tem a capacidade de predizer
eventos, mas a Bíblia mostra que ele faz uso seletivo e com discrição dessa
capacidade" (Raciocínios à Base das Escrituras, página 116). Ora, se Jeová
faz uso seletivo de predizer eventos, por que Jesus não poderia?
Vejamos agora o ponto em que elas usam: Nem Jesus sabia do
dia e hora. No livro de Apocalipse, encontramos um fato diferente: Apocalipse
19:12 "Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas;
tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo." Pelo raciocínio
das testemunhas podemos dizer que Jeová não é Todo-Poderoso por não saber este
nome que só Jesus sabe? - Hoje Jesus sabe sim do dia de sua vinda (João 16:30 e
21:17).
Por que me chamas bom? - Mateus 19:17 " E ele
disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom, senão um só que é Deus. Se
queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos." Ora, usar este
versículo para dizer que Jesus não seria Deus também não é um raciocínio coerente,
pois, estariam as TJ dizendo que Jesus não é bom? Quando Jesus perguntou isso,
Ele estava perguntando: "Como você me chama de bom se você não crê que eu
sou Deus?" A Bíblia diz que Jesus é bom, e se só Deus é bom, logo, Jesus é
Deus: "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas
ovelhas." João 10:11. Esta citação prova que Jesus é Deus duas vezes:
Primeiro - Jesus é bom, e só Deus tem esta bondade; Segundo - Ele é o Pastor, e
fazia uma clara referência do Salmo 23:01.
O Pai é maior do que eu - João 14:28 "Ouvistes o que
eu vos disse: vou e venho para vós. Se me amásseis, certamente, exultaríeis por
ter dito: vou para o Pai, porque o Pai é maior do que eu."
Na ocasião em
que Jesus disse isso, Ele estava ainda como Homem, Ele era
menor até mesmo que os anjos (Hebreus 02:09), logo, não poderia ser mesmo como
o Pai, porém, hoje, Ele não é mais menor que o Pai: "Pelo que também Deus
o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome"
Filipenses 02:09.
Usam também algumas citações as quais dizem que Jesus foi
enviado pelo Pai, e usam o seguinte argumento: "Qual é maior, o enviado ou
quem lhe envia?" Este raciocínio não é coerente, se fosse, Jesus seria
maior que o poder ativo de Jeová, visto que este foi enviado por Jesus (João
16:07). Ora, será que Jesus (um criatura, segundo as TJ), seria maior que o
Espírito Santo (a força ativa de Jeová, segundo as TJ)? Será que uma criatura
seria maior que o poder ativo de Jeová?
O fato de Jesus ter sido enviado pelo Pai, não indica que
Ele era menor que o Pai. Os discípulos, certa vez, enviaram Pedro e João para
Samaria (Atos 08:14), seriam Pedro e João menores que os outros discípulos?
Paulo e Silas também foram enviados (Atos 17:10). Raciocinemos novamente: Seria
Jesus, uma criatura ao ver das TJ, maior que o poder ativo de Jeová? Certamente
que não! Mas Jesus enviou o Espírito Santo, e nem por isso Ele é superior ao Espírito
de Deus, nem tampouco, o Pai é maior que Ele pelo fato Dele ter sido enviado.
Veja também João 15:26, no qual Jesus afirma que Ele realmente seria quem
enviaria o Espírito Santo.
O Unigênito e
Primogênito
Unigênito - Diferente do que pensam as TJ, unigênito não
significa o primeiro a ser criado, mas a palavra unigênito é a junção de duas
palavras, a saber: Uni gênito - Único da mesma natureza. Logo, quando a Bíblia
diz que Jesus é o unigênito, diz que Ele é o único que tem a mesma natureza do
Pai, sendo Ele o Deus verdadeiro (I João 05:20).
A expressão "unigênito", analisada à luz do
idioma original, monogenê, quer dizer: "da mesma espécie"; "do
mesmo gene"; "da mesma natureza"; "igual". O que
significa que Jesus é singular, único com a mesma natureza de Deus. E o próprio
Cristo reflete isso de forma clara ao empregar a frase "Filho de
Deus", provocando a ira de seus conterrâneos, que desejaram apedrejá-lo.
Afinal, entenderam exatamente o que Jesus quis dizer. Ou seja, que era tão
divino quanto o Pai (João 19:07). - Fonte - Bíblia Apologética de estudo.
Vale ressaltar, que Jesus e o Pai são da mesma natureza, e
não excluímos o Espírito Santo, que na Bíblia é tanto chamado de Espírito de
Deus, como Espírito de Cristo (Romanos 08:09).
Primogênito - Colossences 01:15 e Apocalipse 03:14 - Nestas
citações diz que Jesus é o primogênito de toda a criação. Vamos analisar isso
no grego: palavra primogênito (do grego PROTOTOKOS) e não primeiro criado (que
seria PROTOCTISIS) é a que aparece nessa passagem. Significa supremacia,
primazia ou preeminência (Col.01:18), (para que em tudo tenha a preeminência).
Logo, quando a Bíblia diz que Jesus é o primogênito, não está rebaixando-o,
pelo contrário, o exalta, dizendo que Ele é Aquele que tem preeminência
(domínio) sobre tudo. A Bíblia diz que Jesus é o primogênito dos mortos
(Apocalipse 01:05), não o primeiro a ser criado. Jesus é o primogênito dos
mortos, tendo Ele primazia sobre toda a criação (Efésios 01:20-23).
Usam ainda Provérbios 08:22 "O SENHOR me possuiu no
princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas."
Traduziram: "O próprio Jeová me produziu..." Querem então dizer que
Jesus teria sido criado. Mas, se ler o contexto, descobrirá que fala da
sabedoria, logo, se Deus criou a sabedoria, significa que em algum momento Ele
não tinha sabedoria? Se Ele não tinha sabedoria, como poderia ter criado? A
melhor tradução foi a que apresentei: "O Senhor me possuiu..."
As TJ dizem que Jeová criou Jesus, e depois Jesus criou as
outras coisas, mas a Bíblia diz que Deus criou tudo sozinho - Isaías 44:24
"Assim diz o SENHOR, que te redime, o mesmo que te formou desde o ventre
materno: Eu sou o SENHOR, que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus
e sozinho espraiei a terra" Se Deus criou tudo sozinho, e se a Bíblia diz
que Jesus criou tais coisas (João 01:03), logo Jesus não é criatura, é Criador!
Um Criador ou dois? - No livro de Isaías enfatiza-se que
cada coisa foi criada por Jeová e por mais ninguém: "Assim disse Jeová,
teu Resgatador e Aquele que te formou desde o ventre: 'Eu, Jeová, faço tudo,
estendendo os céus por mim mesmo, estirando a terra. Quem estava comigo?
'" Isaías 44:24. Agora, no Novo Testamento, somos informados de que tudo
foi criado por Jesus: "Todas as coisas vieram á existência por intermédio
dele, e à parte dele nem mesmo uma só coisa veio a existência' João 01:03.
Como podem ser conciliadas tais declarações bíblicas? Pode
alguma doutrina da STV dar resposta ao problema? Responder que Jeová Deus, o
Pai, o único Criador, usou Jesus para criar... contradiz a declaração bíblica:
"Quem estava comigo?"(Fonte: Livro Desmascarando as seitas, Paulo
Romeiro e Natanael Rinaldi, pág. 274-75, CPAD).
A Bíblia diz que Jesus é o primogênito dos mortos (Apocalipse
01:05), não o primeiro a ser criado. Jesus é o primogênito dos mortos, tendo
Ele primazia sobre toda a criação (Efésios 01:20-23).
O Pai é Deus e Criador - Gênesis 01:01
O Filho é Deus e Criador - João 01:03/ João 20:28
O Espírito Santo é Deus e Criador - Jó 33:04/ Salmo 104:30/
Atos 05:03-04 - E os Três são um (I João 05:07-08).
Deus nunca foi visto - João 01:18/ I Timóteo 06:16 - Este é
outro argumento das Testemunhas para tentarem dizer que Jesus não seria Deus,
pois Jesus foi visto.
Vamos analisar a Bíblia toda - "E disse mais: Não
poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face e
viverá." Êxodo 33:20. Deus então disse a Moisés que este não poderia ver a
sua face. Só que também diz: "Falava o SENHOR a Moisés face a face, como
qualquer fala a seu amigo..." Êxodo 33:11.
Abraão: "Apareceu o SENHOR a Abraão nos
carvalhais..." Gênesis 18:01.
Jacó: "Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi
a Deus face a face, e a minha vida foi salva." Gênesis 32:30.
Isaías 06:05: "Então, disse eu: ai de mim! Estou
perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de
impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!"
Com isso, já respondemos as testemunhas de Jeová, que Deus
pode ser visto sim, ou elas vão dizer que Isaías viu Jesus? Se assim disserem,
vão ter que assumir que Jesus é o Rei, o Senhor dos exércitos!
Agora, vamos responder também aos céticos, os quais dizem
que há contradições na Bíblia, e provaremos que a Bíblia é a inerrante Palavra
de Deus.
De fato, ninguém nunca viu Deus em sua plena natureza! Mas
Jesus Cristo é Deus e Ele foi visto, antes de morrer, e depois de ressuscitar.
Veja o fato:
"Ninguém jamais viu a Deus; o Deus único, que está no
seio do Pai, é quem o revelou." João 01:18.
Esse versículo deixa claro então a resposta, Jesus é quem o
revelou! Abraão viu a Jesus:
"Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e
viu-o, e alegrou-se." João 08:56.
Logo, provamos duas coisas: Deus não pode ser visto em sua
plena natureza, por isso, Jesus esvaziou-se a si mesmo e fez-se homem
(Filipenses 02:09), para que assim, Ele revela-se quem é o Pai. Provamos também
que Jesus é Deus, pois Abraão viu a Jeová, veja como está na TNM:
"Jeová apareceu-lhe... Abraão, vosso pai alegrou-se
grandemente na perspectiva de ver o meu dia, e ele o viu e se alegrou."
Gênesis 18:01 e João 08:56 - Quem Abraão viu? O Deus Filho!
Jacó também viu a Jesus - "Tornou Jacó: Dize, rogo-te,
como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou
ali." Gênesis 32:29.
Houve também um homem e uma mulher que também deteram o
anjo e lhe perguntaram o Nome:
"E o Anjo do SENHOR lhe disse: Por que perguntas assim
pelo meu nome, visto que é maravilhoso?" Juízes 13:18.
Provando que esse era Jesus:
"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o
governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro,
Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz" Isaías 09:06.
Então, Jesus, o Deus Filho, revelou a quem é o Pai, pois
Ele e Pai são um (João 10:30).
Então, esta passagem, como todas as outras, apresentadas
pelas testemunhas, em nada diminui a Jesus, pelo contrário, quando fazemos uma
análise bíblica mais profunda, constatamos que o versículo está exaltando a
Jesus, e provando que Ele é Deus.
Agora, vamos ler passagens, as quais dizem com todas as
letras que Jesus é Deus:
"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o
principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso
Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." Isaías
09:06.
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus,
e o Verbo era Deus." João 01:01.
"Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!" João
20:28.
"E sabemos que já o Filho de Deus é vindo e nos deu
entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro
estamos, isto é, em
seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida
eterna." I João 05:20.
Os discípulos receberam a Jesus como Deus:
João (João 01:01/ I João 05:20) - Pedro (II Pedro 01:01) - Tomé (João
20:28) - Apóstolo Paulo (Romanos 09:05 e Tito 02:13) - Profeta Isaías (Isaías
07:14 e 09:06).
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