HISTORIA DAS TEST. DE JEOVÁ III




TESTEMUNHAS DE JEOVÁ


INTRODUÇÃO 


   No meio de uma cultura cristã proveniente da Reforma Protestante e dos movimentos Pós-Reforma, nos Estados Unidos, no Século XIX, surgiu uma avalanche de inovações religiosas que deram origem aos principais grupos religiosos heterodoxos:

Unitarismo, Mormonismo, Novo Pensamento, Ciência Cristã, Escola da União do Cristianismo, Teosofia, Adventismo do sétimo Dia, Espiritismo Moderno e Testemunhas de Jeová.

   
O movimento das Testemunhas de Jeová surgiu em um contexto de grandes reavivamentos e especulações proféticas do século XIX. 

Tudo começou com William Miller, nascido em 1782, Pittsfield, estado de Massachussets, EUA, era de família batista. 

Em 1818, anunciou a volta de Cristo à Terra nos próximos 20 anos. Em 1831, Miller disse que esse evento ocorreria em 23 de março de 1843.

Tentou justificar sua profecia em Daniel 8:13,14, quando afirmava que as 2300 tardes e manhãs correspondiam a 2300 anos, marcando como ponto de partida o retorno de Esdras a Jerusalém em 457 a.C.
   
Miller conseguiu muitos adeptos. Esses seguidores venderam propriedades e foram para as colinas esperar o retorno de Cristo. 

Em Boston, muitos se vestiram de branco, subiram os montes e permaneceram em constante oração. 

Enquanto isso, muitos, em outras partes dos EUA, entregaram-se publicamente à imoralidade e à prostituição. 

Nada de suas previsões, porém, se cumpriu. Miller disse que se enganou, errando nos cálculos, marcando nova data para 22 de outubro de 1844, que também fracassou “ como 22 de outubro findou e Cristo não voltou, o desapontamento dos milleritas foi esmagador”.

Essa data é, ainda hoje, conhecida como o Dia do Grande Desapontamento. Willian Miller arrependeu-se, procurou a igreja, pediu perdão e foi servir a Deus, vindo a falecer em 1849.
   
Com isso surgiram vários grupos. Hiram Edson, Joseph Bates e James Withe com sua esposa Ellen Gould White eram os principais proeminentes dos movimentos adventistas.

Hiram Edson, de Port Gibson, disse que teve uma visão no dia seguinte ao fracasso de Miller, afirmando ter visto Jesus em pé ao lado do altar.

Assim, reinterpretou essa profecia, declarando que ele errou simplesmente o local, mas havia acertado a data. 

Joseph Bates, de New Hampshire, Washington, instituiu a observância do sábado. O casal White, em Portland, Maine, destacou-se com suas revelações e visões.
   
Os três grupos juntos, em 1860, deram origem ao que hoje se chama Igreja Adventista do Sétimo Dia. 

“Estes três grupos fundiram-se para formar a denominação Adventista do Sétimo Dia”. Esse é o exemplo mais conhecido, mas surgiram outros grupos milleristas reinterpretando sua profecia. 

Dentre eles o de Jonas Wendell,  George W. Steton e Nelson H. Barbour, os ancestrais das Testemunhas de Jeová.
   
A Sociedade Torre de Vigia é o movimento das testemunhas de Jeová e, segundo dados estatísticos da organização, publicados no relatório anual, atualmente, esta presente em 236 países, num total de 6.741.444 Testemunhas de Jeová ativas. 

O Brasil ocupa o segundo lugar, com 656.627 militantes, perdendo apenas para os Estados Unidos, com 1.059.325 fiéis, estando o México em terceiro lugar na lista, com 605.767 publicadores.
   
A Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados é a instituição jurídica no Brasil, mas as Testemunhas de Jeová reportam-se a ela por meio de outra instituição, a Associação das Testemunhas de Jeová. 

É  muito comum nas suas publicações o uso do nome “Sociedade” como sinônimo de seus representantes, atualmente há nítida distinção entre a Sociedade e o Corpo Governante. 

Aqui, usam-se alternadamente termos e expressões: ”ensinos, doutrinas, declarações, etc., das Testemunhas de Jeová, do Corpo Governante, da Sociedade Torre de Vigia, da organização, dos seus teólogos, dos seus dirigentes” para identificar o movimento religioso das Testemunhas de Jeová.
   
Fundada oficialmente pelo americano Charles Taze Russell, em Pittsburgo, na Pensilvânia, em 1881, o grupo já existia desde 1872.

É um sistema religioso monolítico, com sede no Brooklyn, Nova Yorque, contrario aos católicos e protestantes. 

Defende a tese de que todos os ramos do cristianismo falsificaram o texto das Escrituras Sagradas e que seus teólogos restauraram o texto sagrado ao produzir a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, sua versão oficial. 

Seus membros ensinam que seu texto bíblico padrão é a única tradução correta e fiel às línguas originais.

VEJA TAMBÉM OS LINKS ABAIXO:


Obrigado pela visita, mas antes de sair curta minha página >>>AQUI<<<


Te Aguardo no Próximo Artigo
Desejo-lhe Um Bom Dia, e Boa Leitura
Pr. Hilário Filho – Cristianismo e Marketing
Leia a Bíblia.


Nenhum comentário: