HERMENÊUTICA III - PAIS LATINOS


A HERMENÊUTICA E OS PAIS LATINOS:

Estes viveram entre os séculos IV e V, e suas obras foram escritas na língua Latina, o Latim propriamente dito, que estava viva na época.

Os que mais se destacaram  foram: Tertuliano, Jerônimo, Agostinho, Ticônio e Ambrosiaster, este último é um autor desconhecido. 

Eles seguiram a linha de interpretação da Escola de Antioquia, interpretação gramático-histórica, ou literal, do texto bíblico.

Agostinho alegorizou textos bíblicos como Gênesis, capítulos de 1 a 3, e 22, atribui-se a ele o conceito de que há quatro níveis de sentidos na Escritura, ou seja, um literal e três espirituais: moral, alegórico e anagógico. 

O literal é o registro do ocorrido. 
O moral seria a exortação quanto a conduta. 
O alegórico ensinava a doutrina a ser crida. 
O anagógico apontava para a promessa a ser cumprida. 

Mas, estes quatro níveis também são atribuídos a João Cassiano. 

Apesar dos Pais Latinos procurarem buscar o sentido literal das Escrituras, eles também alegorizavam alguns textos quando eram atacados por judeus na intenção de mostrarem Jesus em textos do Antigo Testamento. 

Esta foi uma época em que as passagens obscuras eram alegorizadas por muitos interpretes, mas os Pais Latinos procuravam interpretá-las buscando passagens mais claras que tratassem do mesmo assunto. 

Eles praticavam uma exegese fechada seguindo os dógmas dos Concílios onde os textos aceitavam apenas uma interpretação que devia ser crida e recebida por todos.

Foi uma época em que a Igreja Romana começava a impor sua maneira de anunciar o catolicismo, pois dava se início ao papado e a hierarquia do catolicismo, e os Pais Latinos, influenciados por eles não tinham como fugir de tal influência, pois se impunham através dos Concílios que determinavam a maneira de se conduzir na proclamação do Evangelho, se é que podemos afirmar que assim o faziam.

Continuaremos o assunto no próximo artigo.

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INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - ESCOLA DE ANTIOQUIA


Analisando a Interpretação Bíblica pelo mundo, em Antioquia, os Pais da igreja reagiam fazendo oposição à interpretação de Alexandria, interpretando a Bíblia de modo literal, embora alguns dessa época e local ainda seguiram a alegorese, título este dado ao modo de interpretação alegórico, e isto o faziam para justificarem alguns pontos de vista.

Os mais importantes defensores do método de Interpretação Bíblica Literal das Escrituras foram: Deodoro de Tarso, Teodoro de Mopsuéstia e João Crisóstomo. 

Estes foram contemporâneos de Atanásio, Dídimo, e Cirilo de Alexandria, adptos da alegorese.


Os princípios de interpretação bíblica de Alexandria são caracterizados por:

a) Sensibilidade e atenção ao sentido do texto:

  Método que ficou conhecido como “gramático histórico” na reforma protestante.

Este método procurava entender o sentido do texto buscando a intenção do autor ao redigí-lo, considerando o contexto histórico daquele momento.


b) Desenvolveram o consenso de teoria que designava o estado mental dos profetas quando recebiam as visões em oposição à alegorese, ou seja, o modo pelo qual o profeta via o futuro a partir do presente, ¨dele¨.

c) Reconheciam a existência de tipos no Velho Testamento, relacionadas com o Novo Testamento como Gálatas, 4: 21 – 31; e, não negavam que no Velho Testamento haviam passagens de caráter metafórico.

d) Procuravam determinar a intenção do autor observando o sentido histórico das palavras no contexto original.

e) Discordavam de muitas passagens bíblicas onde os interpretes   alegóricos encontravam Cristo. Mas, concordavam que haviam           passagens Messiânicas no Velho Testamento.

 Apesar de ser um método que procurava fazer a interpretação bíblica de modo literal, não prevaleceu no futuro, pois naqueles dias a igreja e seus teólogos estavam contaminados pela alegorese e sua facilidade de esconder as Escrituras do povo comum. 

Embora, parece não ser este o real motivo, pois alguns seguidores da escola de Antioquia como Nestório e outros tornaram-se heréticos, e foram condenados por Concílios.


O método de interpretação bíblica literal, das Escrituras, desenvolvido pela Escola de  Antioquia não foi adotado pela Igreja Romana, mas na reforma protestante ele voltou com os reformadores que interpretaram a Bíblia, e a traduziram para a língua do povo que passara a lê-la e entendê-la de modo literal.

Espero vê-lo no próximo artigo.


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