HERMENÊUTICA III - PAIS LATINOS


A HERMENÊUTICA E OS PAIS LATINOS:

Estes viveram entre os séculos IV e V, e suas obras foram escritas na língua Latina, o Latim propriamente dito, que estava viva na época.

Os que mais se destacaram  foram: Tertuliano, Jerônimo, Agostinho, Ticônio e Ambrosiaster, este último é um autor desconhecido. 

Eles seguiram a linha de interpretação da Escola de Antioquia, interpretação gramático-histórica, ou literal, do texto bíblico.

Agostinho alegorizou textos bíblicos como Gênesis, capítulos de 1 a 3, e 22, atribui-se a ele o conceito de que há quatro níveis de sentidos na Escritura, ou seja, um literal e três espirituais: moral, alegórico e anagógico. 

O literal é o registro do ocorrido. 
O moral seria a exortação quanto a conduta. 
O alegórico ensinava a doutrina a ser crida. 
O anagógico apontava para a promessa a ser cumprida. 

Mas, estes quatro níveis também são atribuídos a João Cassiano. 

Apesar dos Pais Latinos procurarem buscar o sentido literal das Escrituras, eles também alegorizavam alguns textos quando eram atacados por judeus na intenção de mostrarem Jesus em textos do Antigo Testamento. 

Esta foi uma época em que as passagens obscuras eram alegorizadas por muitos interpretes, mas os Pais Latinos procuravam interpretá-las buscando passagens mais claras que tratassem do mesmo assunto. 

Eles praticavam uma exegese fechada seguindo os dógmas dos Concílios onde os textos aceitavam apenas uma interpretação que devia ser crida e recebida por todos.

Foi uma época em que a Igreja Romana começava a impor sua maneira de anunciar o catolicismo, pois dava se início ao papado e a hierarquia do catolicismo, e os Pais Latinos, influenciados por eles não tinham como fugir de tal influência, pois se impunham através dos Concílios que determinavam a maneira de se conduzir na proclamação do Evangelho, se é que podemos afirmar que assim o faziam.

Continuaremos o assunto no próximo artigo.

Se possível curta Cristianismo e Marketing clicando >>>AQUI<<<

Livro Grátis - Baixe-o clicando >>>AQUI<<<

Desejo-lhe Um Bom Dia, e Boa Leitura

Pr. Dr. Hilário Filho – Cristianismo e Marketing

AUTOR de A FÉ SALVANDO UNS E ENRIQUECENDO OUTROS, Veja-o >>>Aqui<<<

Gostou do artigo? Abaixo há a opção de compartilhar.









Nenhum comentário: