HERMENÊUTICA MODERNA

Com o advento do Iluminismo e a chegada do Racionalismo surge o Deísmo, que cria na existência de Deus, mas não cria na intervenção divina com milagres, revelações ou mesmo a providência divina, e assim, desprezaram o sobrenatural de Deus.


Para eles, o sobrenatural não age na história. 
E, os milagres foram criados pelo povo Israelita, e pela igreja cristã para sustentar a fé do povo. 

Afirmavam que os dogmas e os decretos haviam obscurecido a verdade das Escrituras.

No entanto, para se chegar a verdade era necessário deixar para trás os dogmas e a teologia sistemática, e utilizar-se da razão. 

E assim, tentaram criar um sistema de interpretação bíblica usando como critério o que fosse racional ao homem da época. 

Tentaram unir a fé com Racionalismo, e criaram o método histórico-crítico de interpretação bíblica.

A tarefa da hermenêutica passou a ser considerada como metodológica, pois deveriam elaborar métodos que pudessem de forma isenta de pressupostos chegar ao verdadeiro sentido do texto.

CARACTERÍSTICAS DO MÉTODO HISTÓRICO-CRÍTICO:


a) O dogma da inspiração divina da Bíblia deveria ser deixado fora da exegese para que ela pudesse ser feita de forma neutra.

b) O conceito de mito é aplicado aos milagres do Antigo Testamento e do Novo Testamento, pois acreditavam que as fontes usadas pelos autores bíblicos estavam repletas de mitos. 

 Surgiu então a “Alta Crítica” referindo-se a tarefa de criticar o relato bíblico, e limpá-lo dos acréscimos mitológicos.

c) Os estudiosos insistiram na separação dos dois Testamentos, para que um fosse estudado sem a interferência do outro, pois os teólogos de épocas anteriores viam Cristo em passagens do Antigo Testamento.

d) Johann Semler, (Sec. XVIII), fez a separação entre os dois Testamentos rejeitando o conceito de inspiração e infalibilidade das Escrituras.



Conclusão:

O Método Histórico-Crítico ofereceu uma visão da história sem Deus, explicando os acontecimentos em termos de um movimento conjunto do pensamento, fazendo sínteses entre os movimentos contraditórios, ou seja, tese e antítese. Pois, segundo Hegel, o processo dialético contínuo leva ao conhecimento absoluto.


Continuaremos o assunto no próximo artigo.

Se possível curta Cristianismo e Marketing clicando >>>AQUI<<<

Livro Grátis - Baixe-o clicando >>>AQUI<<<

Desejo-lhe Um Bom Dia, e Boa Leitura

Pr. Dr. Hilário Filho – Cristianismo e Marketing

AUTOR de A FÉ SALVANDO UNS E ENRIQUECENDO OUTROS, Veja-o >>>Aqui<<<

Gostou do artigo? Abaixo há a opção de compartilhar.

Facebook!



Se Deus é por nós. Quem será contra nós!


Nenhum comentário: