A HERMENÊUTICA E OS PURITANOS

O apelido que dá origem ao nome foi colocado por inimigos ironizando o ideal de pureza que defendiam.

 Foi um movimento nascido dentro da Igreja da Inglaterra, Anglicana, e que se estendeu por outras igrejas independentes que desejavam maior pureza na igreja, na sociedade, no estado.

Desejavam completar a reforma, pois estavam insatisfeitos com a reforma parcial da igreja que ainda conservava cousas que haviam herdado do catolicismo que eram contrárias às Escrituras.
Muitos eram ministros das Igrejas: Anglicana, Batista, Congregacional e Presbiteriana, e produziram muito material teológico. 

Tinham alto apreço pelas Escrituras, mas crendo em sua divindade, autoridade e centralidade na vida da igreja e do cristão.
Para eles, tudo na vida do cristão deveria estar debaixo da autoridade das Escrituras; e entendiam que Cristo era o tema central dela, seja no Novo Testamento ou no Velho Testamento. 

Insistiam na necessidade de se possuir e submeter-se a autoridade do Espírito Santo para se fazer uma boa interpretação das Escrituras que deveria ser literal indicando a intenção do autor humano.

Cada texto tinha apenas um sentido, o pretendido pelo autor humano.
Isto não significa que não eram letrados, capacitados para a interpretação das Escrituras, pois entre eles haviam pessoas conhecedoras das línguas originais, do Latim, filosofia, literatura, música, etc.. 

A hermenêutica deles basicamente prosseguiu com os princípios dos reformadores. 

Utilizaram-se do método gramático-histórico, embora ainda houvesse alguns que utilizavam-se do método alegórico em passagens do Antigo Testamento. 

Houve divergências quanto a interpretação de textos escatológicos como Romanos, capítulo onze, versículo vinte e cinco em diante, onde se discute a salvação de Israel, mas no geral todos seguiram o mesmo padrão de interpretação.
Em alguns casos afirmavam que a igreja representava o Israel do Velho Testamento, criam que tudo que se aplicava a Israel no passado se aplica a igreja presente.
E, muitas vezes foram mais zelosos com a Escritura que os próprios reformadores, pois muitas vezes chegaram a extremos em sua hermenêutica. 

Escreveram a Confissão de Fé de Westminster que tornou-se a expressão de fé das Igrejas Reformadas da Escócia, e da Igreja Presbiteriana, espalhada pelo mundo.

Para eles, a Bíblia era a autoridade final e máxima sobre todas as questões da vida. 

Criam na inspiração, veracidade, e autoridade das Escrituras;  na necessidade da iluminação do Espírito Santo para a compreensão da Bíblia;

A Escritura deveria interpretar a si mesma, e o texto com apenas um sentido, o pretendido pelo autor humano.

Continuaremos o assunto no próximo artigo.

Se possível curta Cristianismo e Marketing clicando >>>AQUI<<<

Livro Grátis - Baixe-o clicando >>>AQUI<<<

Desejo-lhe Um Bom Dia, e Boa Leitura

Pr. Dr. Hilário Filho – Cristianismo e Marketing

AUTOR de A FÉ SALVANDO UNS E ENRIQUECENDO OUTROS, Veja-o >>>Aqui<<<

Gostou do artigo? Abaixo há a opção de compartilhar.




Se Deus é por nós. Quem será contra nós!


Nenhum comentário: